Olá, seja bem-vindo!
foto do perfil 1000x1000
logo da loja 1000x1000
PROPOSIÇÕES
PROPOSIÇÕES ATÉ DEZ 2024

ELEIÇÃO VENERAVEL MESTRE

Número do Protocolo: 64
/2021.2022
/2021.2022

PROPOSIÇÃO ARQUIVADA

ELEIÇÃO VENERAVEL MESTRE

Número do Protocolo: 64
/2021.2022
Número do Projeto:
/2021.2022

Tem por finalidade o aprimoramento de gestão da loja, capacitando o candidato pela experiência desenvolvida em sua oficina. Oferecera melhor rotatividade de cargos e funções na oficina.

 

 

Foto do Perfil
Objetivo do Autor:
Proposição para Discussão entre os VMD
Status: Arquivado

Arquivo Original

Download Lista de Assinaturas  

Pareceres das Comissões para esta Proposição

Nenhum Parecer foi cadastrado para esta Proposição

Comentários

Um comentário

  1. VALTER LAZZERI

    VMD Ir Hercules!
    Na minha opinião, é certo que o exercício dos cargos administrativos e ritualísticos contribuem para o desempenho do VM, por isso considero desejáveis.
    Acredito que o cargo deve ter algumas das características comuns que muitos líderes possuem: Visão e objetivos claros; comunicação eficaz, habilidades para motivar e inspirar sua equipe, capacidade para tomar decisões difíceis e fundamentadas, empatia e habilidades sociais, habilidade de delegar tarefas, capacidade de resolver conflitos, habilidade de aprender e de se adaptar.
    Nesse ponto concordo com os VVMMDD que citaram, em comentários anteriores, o treinamento como ferramenta para o nosso desenvolvimento aproveitando, inclusive,o gancho que a UNIGOP poderá nos fornecer. TFA Manolos.

  2. Renato Augusto Nunes

    Bom dia meus irmãos! Penso que buscar melhorias na qualidade e conhecimento daqueles que assumirão o 1º malhete é sempre salutar. Porém, as Lojas são soberanas na decisão da formação de suas administrações. Há muito que defendo a tese da necessidade das Lojas estabelecerem cursos para o aprimoramentos dos seus mestres, seja em conhecimento de ritualística, administrativo, financeiro e legal, visando que no futuro estejam aptos ao bom desempenho do 1º Malhete de suas Lojas. Esse caminho, mais natural, creio não tolher a soberania das Lojas e além de contribuir para uma gestão maçônica de melhor qualidade. TFA a todos!

  3. José Ribamar Dantas

    Entendendo e respeitanto a proposta do Ir:. Biglia, penso que não obstante a importância dos cargos elencados, o ordenamento ditado hoje atende bem à proposta de indicação em função da vocação e liderança daquele que venha a ser o eleito para a Administração da Loja.

  4. Paulo Sérgio Rosolem

    Buscar melhorar a qualidades dos que assumirão o 1o malhete é memorável. Entretanto, penso que o bom exercício da função não está, necessariamente, ligado ao fato do irmão ter exercido ou não as funções propostas no projeto. Um diretor comercial pode ser promovido a diretor superintendente de uma empresa, sem nunca ter passado pelos depts financeiro ou industrial. O que vale é a capacidade de gestão, visão estratégica. Outro ponto é que as lojas poderiam ter problemas em ter irmãos prontos a cada ano, que tenham passado por todos os cargos citados. A preparação de VVMM poderá ser feita através dos encontros de VVMM, Oradores e Secretários, ou por seminários específicos que poderiam ser criados e que visassem preparar futuros presidentes de lojas, ou pelas plataformas digitais promovendo cursos obrigatórios aos que desejassem ser VVMM. Parabéns ao Ir por propor e buscar alternativas para o aprimoramento das administrações. TFA

    1. Marcus Vinicius Belini

      Muito bem colocado meu Irmão Paulo, concordo plenamente.

  5. Fernando Dante Beldi

    Bom dia queridos Irmãos VVMMDD e Estimado Ir Hercules
    Não vejo que o fato de o irmão ter exercido a estes cargos ira melhorar sua performance e capacidade para gerir uma loja. Entendo que o irmão candidato deva ser avaliado e aprovado para tal cargo pela loja incluindo os aprendizes, companheiros e Mestres.
    Deveria ter uma sindicância para tal, cujos sindicantes seriam nomeados pelo atual VM de preferencia com a participação de Past Master(2).
    A característica e necessidade de ser um de bom maçom não se prende a ter exercido cargos mas a condutas tanto dentro como fora da loja inclusive com a premissa de ser um lider autentico., com a apresentação e responsabilidade de um padrinho, como se faz ao iniciante.
    Poderia ser elaborado um questionário para a sindicância , que apresentada pelos sindicantes e levada a aprovação da loja. Também é necessário que o candidato apresente uma proposta de governo para a analise e aprovação e colocar em foco seu conhecimento maçônico e pessoal dos rituais, normas e procedimentos.aos graus 1 a 3.
    Talvez eu tenha sido um tanto quanto exigente, mais e minha visão a respeito para se ter um VM qualificado.

  6. José Cordeiro de Lima

    Ir:. Hércules, boa tarde. Estou lhe enviando no “privado” minhas observações, no texto de sua proposta, que acho válida e necessária ao nosso aperfeiçoamento. Tr:.Fr:.Abr:.

  7. Marcus Vinicius Belini

    Boa tarde meus Irmãos.
    Com todo respeito Irmão Hércules, discordo da posição do Irmão; pois para ser um VM, todo maçon deveria conhecer muito bem a sua Loja e saber a função de cada cargo e estar preparado para exercê-los caso haja necessidades. O importante é ter uma liderança, e ter ocupado cargo sucessivamente de 2 Vigilante / 1 Vigilante e para depois ser VM. As funções de ter ocupado um dos cargos de Secretário, Orador e Mestre de Cerimônias, concerteza irá dar uma maior bagagem e conhecimento ao VM, mas não ser uma obrigação ao cargo. A obrigação seria ter sido 2º Vig.’.,1º Vig.’. para depois ser VM ou já ter sido Mestre Instalado.

  8. Domingos Leo Monteiro

    Boa tarde meus irmãos!
    Sugestão pertinente irmão Hércules, mas deveríamos pensar na autonomia das Lojas.
    Apresentei, inclusive, proposta que trata da eleição de VM também, desvinculando a questão do impedimento de reeleição, das normas obrigatórias que emanam do GOP.
    Penso que, respeitada a determinação de eleição anual, a Loja deveria ser autônoma à ponto de deliberar se quer vedar ou ampliar os períodos permitidos à reeleição.
    Quanto à vinculação de, para o VM, haver ocupado cargos, poderíamos ter o termo “preferencialmente”, ou, no mínimo, em alguma gestão anterior, haver ocupado um dos cargos mencionados.
    Poderíamos pensar também em inserir depois, questão que verse sobre curso de formação e a obrigação de fazê-lo, agora que o GM parece implantar a UNIGOP.
    Entretanto, mantida a autonomia da Loja, precisamos sim, de um foco na formação prévia.
    TFA a todos.

  9. Manoel José Maia Sobrinho

    Parabéns pela proposta, VMD Hercules! sugestões = a) – incluir o cargo de Orador; b) – retirar a expressão “cumulativamente”.

  10. Delfim Forato

    Tenho que as principais funções a serem exercidas antes da de VM são as de Orador e Secretário, que dão a base para a ocupação do cargo maior.

    1. Claudinei Francisco Buccioli

      Caro irmão, eu entendo que o cargo de Orador, deveria ter o pré-
      requisito de ter ocupado o cargo de VM.

  11. Clodoaldo de Lima Leite

    Eu colocaria como “preferencialmente”… Não tiraria a autonomia da Oficina em deliberar como deseja. Quem vive a Loja sabe o que deve fazer. A Loja é uma estrutura independente juridicamente para deliberar sobre os seus. Cada Loja é a expressão dos que a.compoem sob a Luz Maior dos Princípios da Maçonaria Universal.

  12. Sidney Meneguim

    Concordo em parte com a proposta. Não podemos engessar a Loja, mas julgo necessário o candidato ter ocupado o cargo de mestre de cerimonias e o de secretário.

  13. Robson Cavalieri

    Meus cumprimentos aos VMD, Elogiável a proposta, mas acho que poderia mudar a proposta para ter ocupado pelo menos um dos seguintes cargos por 12 meses: orador, tesoureiro, mestre de cerimônias ou secretario

    Ou

    Ter ocupado por 4 sessões os cargos de orador, tesoureiro, mestre de cerimônias ou secretario.

    Como se fosse estágio e se passar o projeto, tirar o termo cumulativamente, porque cumular cargos e faze-los ao mesmo tempo.

  14. Marco Antonio Monchelato

    Boa noite meus Irmãos. Entendo pertinente a proposta, porém essa vinculação a ter ocupado os três cargos elencados é um entrave; eu por exemplo nunca quis ser mestre de cerimônias, apesar de entender o mecanismo do cargo, porém já fui tesoureiro, secretário, orador, 2º vigilante, chanceler, diácono, mestre de harmonia e mesmo assim na forma como está eu não seria apto a ser Venerável de minha loja, o que entendo como um cerceamento desnecessário. Sugiro que se mantenha a exigência da ocupação de cargos em loja, mas não cumulativamente.

  15. Renato Senatore

    A princípio concordo com a propositura e endosso a necessidade de “profissionalizar” a gestão das Lojas. No entanto, temos Lojas ainda pequenas, com poucos OObr∴, dos quais nem todos com habilidades e competências para a liderança; outros podem ser bons líderes e gestores, mas sem tempo disponível para assumir as responsabilidades do cargo de secretário. Resumindo: acho a iniciativa fundamental, mas tenho receio que seja entrave para algumas Lojas elegerem seus VV∴MM∴.

  16. José Ricardo de Moraes Santiago

    Acho que o fato de ter exercido as funções de Secretário, Tesoureiro e Mestre de Cerimônias servirá de cabedal de conhecimentos intrínsecos ao cargo de Venerável. Porém, não entendi o porque de ser cumulativamente.

    1. Hércules Bíglia Júnior

      A expressão cumulativamente tem por objetivo de enfatizar a necessidade do exercício nas funções de: Secretario, Mestre Cerimonias, e Tesoureiro, pois, caso contrario haverá dubiedade de intepretação, por exemplo, ja exerci o cargo de Secretario e estou apto!!! como trata-se de pre projeto, o que é muito bom, lanço a ideia, para que aprimoremos. Faz-se necessário enfatizar a valorização do cargo de Venerável, fundamentado no exercício do obreiro em sua oficina. Infelizmente, no decorrer da vida maçônica, conheci muitos irmãos que tinham a pretensão de ser Venerável, conseguiram e após perderam o interesse de exercer cargos em loja! Obrigadopor sua manifestação.
      TFA

      1. José Ricardo de Moraes Santiago

        Obrigado pelo esclarecimento meu Irmão.

  17. Ricardo de Carvalho Machado

    Ir Hércules, por princípio concordo plenamente com a proposta!
    A função de MCCer.’. é fundamental para se ter incorporado a importância da ritualística do rito (ao menos no REAA). A de Secr.’. é de vital importância para o entender na essência e artimanhas o funcionamento administrativo – e operacional – da Loja.
    Quanto a Tes.’. tenho meus senões porque muitas vezes um Ir expert na área pode ser aproveitado por uma sequência grande de administrações e pode ser um entrave para o bom caminhar de uma Loja.
    Gostaria sugerir a Oratória, uma vez que o saber das normas e leis é fundamental para uma boa compreensão comportamental e legal da estrutura da Loja além do que, o olhar da oratória é fundamental para o entendimento do momento dos trabalhos que se desenrolam durante uma sessão.
    Parabéns por esse olhar!
    Assinarei a proposta.

    1. Ricardo de Carvalho Machado

      Complementando…
      Minha sugestão final: MCCer.’. / Secr.’. / Orad.’.
      TFA

    2. Hércules Bíglia Júnior

      Ricardo, agradeço a manifestação e nao vejo problemas em excluir o tesoureiro e acrescentar o Orador. Compartilho com vosso pensamento.
      TFA

Deixe um comentário

Título da Proposição
Alterar etapa da proposição Para:
Arquivo Com Assinaturas *
Tamanho Máximo do Arquivo: 5 MB
Anexar Arquivo Fomato PDF
Deseja ENCERRAR a Coleta de Assinaturas?